Premiação do concurso de expressão literária será realizada nesta segunda (22)

Publicado: 22/05/23-

A Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) conclui a 3ª edição do Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão – A Cidade Somos Nós, com premiação para os alunos das escolas da rede municipal de ensino. A premiação será realizada na tarde desta segunda (22), no gabinete da Prefeitura.

O objetivo do programa é fomentar o exercício ativo da cidadania na perspectiva da transparência pública, acesso à informação e controle social, além de incentivar a educação fiscal no município. Durante a realização das oficinas de transparência e controle social, professores e estudantes interagem em torno dos temas propostos, recebem exemplares impressos da cartilha A Cidade somos Nós e são convidados a participar da segunda ação do programa: o concurso de expressão literária.

Segundo o chefe de setor de controle social da CGM e um dos idealizadores do programa nas escolas, Paulo Cezar Oliveira, o concurso é uma culminância importante do programa A Cidade Somos Nós, cumprindo o propósito de estimular os alunos na contextualização e ressignificação dos conteúdos sobre cidadania, transparência e controle social aprendidos nas oficinas realizadas nas escolas municipais.

Com o tema “Controle Social: Nós Somos a Cidade”, o projeto teve a participação de alunos do 8º e 9º anos. Os vencedores na categoria geral foram: Ariel Ferreira dos Santos, Uellisson Sena Fiúza e Alana Jaguaciara do Carmo de Jesus, nessa ordem respectivamente. Na categoria pessoa com deficiência foi Raoni Guilherme da Silva Sobral.

A premiação contempla os melhores trabalhos com um computador portátil ChromeBook (1º lugar) e Tablets (2º e 3º lugares). O melhor trabalho na categoria específica alunos com deficiência também será premiado com um computador portátil ChromeBook.

As oficinas do concurso, que acontecem desde 2017, já tiveram a participação de aproximadamente 11 mil alunos. A cartilha utilizada é atualizada anualmente para uso nas oficinas. A perspectiva para o ano de 2023 é intensificar, otimizar e ampliar as ações do programa incentivando a participação dos estudantes e de todas as comunidades escolares nas práticas de controle social na cidade. A Cidade Somos Nós assim vem se consolidando em Salvador como um programa especial de educação cidadã, atual, dinâmico e sensibilizador.

Entre 15 de agosto a 22 de novembro de 2022 a CGM realizou oficinas de transparência e controle social em 43 escolas de ensino fundamental II da rede municipal, público-alvo da ação, beneficiando diretamente 5.310 estudantes. Os resultados conseguidos em 2022 superam e ampliam significativamente aqueles obtidos pelo programa nos anos anteriores.