Publicado: 30/10/23-

SALVADOR RECEBE PRÊMIO GLOBAL NA CHINA POR AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Fonte: Agência de Notícias – Salvador recebe prêmio global na China por ações de desenvolvimento sustentável

COTA ÚNICA E PRIMEIRA PARCELA DA TFF E ISS AUTÔNOMO VENCEM NESTA TERÇA-FEIRA

Quase 100 mil boletos foram enviados pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Fonte: Cota única e 1ª parcela da TFF e ISS autônomo vencem amanhã (muitainformacao.com.br)

MERCADO REDUZ PROJEÇÃO DA INFLAÇÃO EM 2023 PARA 4,63%

Segundo o Boletim Focus, do BC, a previsão de crescimento do PIB em 2023 é de 2,89%.

Fonte: Mercado reduz projeção da inflação em 2023 para 4,63% (poder360.com.br)

IGP-M SOBE 0,5% EM OUTUBRO, MAS ACUMULA QUEDA DE 4,46% NO ANO

Índice de Preços ao Produtor Amplo (0,6%) também registrou alta no mês; já o Índice de Preços ao Consumidor (0,27%) ficou estável.

Fonte: IGP-M sobe 0,5% em outubro, mas acumula queda de 4,46% no ano (poder360.com.br)

AÇÃO DO GOVERNO PARA PRECATÓRIOS FOGE DA PRÁTICA MUNDIAL, DIZ LCA

A economista-sênior Thais Zara declara não haver histórico de tratamento diferenciado sobre encargos e dívida principal.

Fonte: Ação do governo para precatórios foge da prática mundial, diz LCA (poder360.com.br)

REFORMA TRAZ ALTERAÇÕES NO RECOLHIMENTO DE TRIBUTOS DO SIMPLES

O texto que segue para apreciação do Senado Federal traz alterações sobre o aproveitamento de crédito para as empresas, inclusive para empresas que adquirem seus serviços e produtos.

Fonte: Reforma traz alterações no recolhimento de tributos do Simples (contadores.cnt.br)

REFORMA TRIBUTÁRIA: RELATÓRIO TRAZ OBSTÁCULOS PARA TI E SOFTWARE E MANTÉM DÚVIDA COM RELAÇÃO AO SIMPLES NACIONAL

O relatório da PEC 45/19 traz obstáculos para o setor de TI, criando incertezas e dilemas para as empresas.

Fonte: Reforma Tributária: impactos da PEC 45/19 na Tecnologia da Informação (contabeis.com.br)

BENEFÍCIOS E BRECHAS REDUZEM TRIBUTAÇÃO DO LUCRO DAS EMPRESAS EM QUASE 50%

Estudo da FGV e da USP também rebate argumento sobre isenção de dividendos.

Fonte: Benefícios e brechas reduzem tributação do lucro das empresas em quase 50% – Fenafisco

CGU APLICA E MANTÉM PENALIDADES A QUATRO EMPRESAS ENVOLVIDAS EM ATOS ILÍCITOS

Penalidades decorreram de Processos de Responsabilização instaurados com base na Lei Anticorrupção e na Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

Fonte: CGU aplica e mantém penalidades a quatro empresas envolvidas em atos ilícitos — Controladoria-Geral da União (www.gov.br)

CNM ALERTA PARA PRAZOS QUE DEVEM SER CUMPRIDOS NA EDUCAÇÃO NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO

Fonte: Portal CNM – CNM alerta para prazos que devem ser cumpridos na educação nos meses de outubro e novembro – Confederação Nacional de Municípios

FNDE LANÇA PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Plano busca aprimorar as soluções das demandas vindas das áreas da autarquia.

Fonte: FNDE lança Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação — Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (www.gov.br)

EXPOSIÇÃO DA UNIÃO A RISCOS ESPECÍFICOS TOTALIZA R$ 6 TRILHÕES EM 2023

Aumento foi de R$ 244 bilhões na comparação com 2022; choques adversos combinados em variáveis como PIB, juros e primário podem elevar dívida bruta em 9,1 p.p até 2026.

Fonte: Exposição da União a riscos específicos totaliza R$ 6 trilhões em 2023 — Tesouro Nacional (www.gov.br)

CANAL UAIG: PERSPECTIVAS DA AUDITORIA INTERNA É TEMA DA 10ª EDIÇÃO

Objetivo do encontro é compartilhar experiências sobre o futuro da auditoria interna no Brasil. Evento será híbrido, com transmissão pelo canal da CGU no Youtube.

Fonte: Canal UAIG: Perspectivas da Auditoria Interna é tema da 10ª edição — Controladoria-Geral da União (www.gov.br)

ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ANUAL DE CONTROLE INTERNO BASEADO EM RISCOS

Fonte:CONSINTER – WORKSHOP PLANEJAMENTO (consintercontrolespublicos.com)

PUBLICADA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA JURISDAM