Divulgado resultado do 4º Concurso A Cidade Somos Nós

Publicado: 27/12/23-

Foi divulgado o resultado da 4º edição do Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão A Cidade Somos Nós com o tema “Salvador transparente, a cidade da gente”, em formato de “tirinhas”. Participaram da iniciativa alunos do 8º, 9º anos e turmas de fluxo das escolas da rede municipal de ensino.

Os vencedores foram: Ivan Victor Souza Ferreira (1º lugar), da Escola Municipal Joir Brasileiro; Ana Lara da Silva Bonfim (2º lugar), da Escola Municipal Eufrosina Miranda; e Charles Almeida de Castro Reis (3º lugar), da Escola Municipal Maria Dolores. A premiação contempla um computador portátil ChromeBook (1º lugar) e Tablets (2º e 3º lugares).

O concurso é uma parceria da Controladoria Geral do Município (CGM) com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Esse ano, a CGM realizou oficinas interativas de transparência e controle social em 29 escolas de ensino fundamental II da rede municipal, público-alvo da ação, beneficiando diretamente 2.401 estudantes. No concurso, foram 389 alunos inscritos.

O certame é uma oportunidade de dar continuidade ao conteúdo aprendido nas oficinas do programa A Cidade Somos Nós, que tem como objetivo aprofundar os estudos sobre cidadania e transparência.

Para o chefe de setor de controle social da CGM e um dos idealizadores do programa, Paulo Cezar Oliveira, o engajamento dos alunos no concurso estimula o interesse pelos temas transparência e controle social, contribuindo para o aprendizado do exercício da cidadania consciente e participativa. “O gênero literário dessa edição no formato tirinhas despertou significamente o interesse dos alunos, que expressaram de forma lúdica e criativa suas excelentes produções sobre o tema”, disse.

As oficinas do concurso, que acontecem desde 2017, já tiveram a participação de mais de 11 mil alunos. A cartilha utilizada é atualizada anualmente para uso nas oficinas.